22 de setembro de 2011

Istambul – as mesquitas!

A Mesquita Azul é otomana, construída entre os anos 1609 e 1616, seu nome oficial é Mesquita Sultanahmed, em referência ao Sultão Ahmed, idealizador da obra. Fica localizada no bairro de Eminonu , em Sultanahmed, bem em frente a Basílica Santa Sophia.

Construída em estilo clássico otomano, seu apelido vem dos belos azulejos Iznik e vitrais de mesma cor que decoram o interior. O projeto do arquiteto Sinán tinha como desafio construir algo mais bonito e imponente que Basílica de Santa Sofia, a catedral católica bizantina transformada em mesquita após a conquista de Constantinopla. É a única da cidade a possuir 6 minaretes, o que mostra a sua importância não só em Istambul, mas no mundo islâmico de maneira geral. Não há figuras no interior da Mesquita, pois os mulçumanos não cultuam imagens. Durante cinco vezes ao dia é possível escutar os muezins chamando os fiéis para a reza. Para entrar na mesquita as mulheres devem cobrir a cabeça, braços e pernas e retirar os sapatos! Homens de calça e também descalços.



A Basílica de Santa Sofia (Divina Sabedoria) foi construída entre os anos 532 e 537, para ser a catedral de Constantinopla. Exemplo de arquitetura bizantina, foi erguida a mando do Imperador Justiniano, numa época em que o Império Romano tentava reerguer seu poder após constantes invasões bárbaras.  Constantinopla ainda acumulava grandes reservas de ouro devido à exploração comercial do estreito de Bósforo e com isso, Justiniano pode financiar a obra e criar aquela que seria (e foi) a maior igreja do mundo. 

Sua ornamentação de 30 milhões de mosaicos dourados forma um conjunto de enorme beleza e contrasta com os mármores escuros que revestem os pilares e o chão. A cúpula central tem 30m de diâmetro e 55,6m de altura. Com a invasão otomana no século XV, o sultão Mehmet ordenou que a igreja fosse transformada em mesquita: os mosaicos cristãos foram substituídos por grandes painéis com dizeres do Corão.  Minaretes foram construídos e imagens retiradas. Após a Revolução do século XX, quando Constantinopla virou Istambul, Ataturk a converteu em museu e deu início a uma grande obra de restauração de seus famosos mosaicos bizantinos.



Além dessas duas mesquitas principais, Istambul tem DEZENAS de outras espalhadas pela cidade que merecem uma visita! Pudemos conhecer também a Mesquita Suleymaniye, bem próxima ao Grand Bazaar e ficamos surpreendidas com sua beleza!



Nenhum comentário:

Postar um comentário