16 de setembro de 2011

Grecia - as ilhas...

Assim que deixamos Atenas, partimos para a parte mais esperada da viagem: as ilhas gregas!! Quando fizemos o roteiro foi difícil escolher os destinos entre as milhares de opções maravilhosas... Decidimos por ficar na parte do arquipélago das Ilhas Cíclades, que faz parte do Mar Egeu.

Dessa forma, pegamos o ferrie do porto de Atenas para Mykonos, a primeira das três ilhas que iríamos conhecer...

Mykonos é uma ilha realmente incrível! Nosso hotel - Terra Maria Hotel - ficava bem localizado em Chora, o centro da cidade, onde não é permitido a passagem de carros! Este é o charme... as ruazinhas estreitas, com suas casas absurdamente brancas e muito agito durante todo o dia! Mykonos é a ilha mais animada, com pessoas lindas curtindo a noite e o dia como se não houvesse amanhã!! O que você não pode deixar de fazer lá: Jantar um bom risotto de frutos do mar no Little Venice, comer um enorme crepe suzette, alugar uma scooter ou um ATV para percorrer a ilha atras das praias mais lindas e do mar mais transparente, tomar drinks no Astra Bar, conhecer o agito da Cavo Paradiso, tomar muitooooo sol, comer muito iogurte com frutas naturais, visitar os Moinhos de Vento e contemplar o pôr do sol!!

Praias de Mykonos: (de cima pra baixo - esquerda pra direita) Psarou, Paradise Beach e Paranga Beach. A ultima foto detalhe do guarda-sol em sapé!

Vista de Litttle Venice, os Moinhos de Vento, o pôr do sol, as ruas estreitas... Mykonos é lindo!!

A segunda ilha escolhida, Santorini, fica a uma hora de avião de Mykonos! Escolhemos este meio de transporte para ganhar tempo... e o preço compensou bastante!! Santorini é uma ilha de origem vulcânica e constituída por uma enorme caldeira submersa, o que resulta em suas praias de areia preta e águas quentes. Uma enorme erupção que ocorreu há aproximadamente 3.500 anos criou esta caldeira e produziu depósitos que cobriu tudo que havia restado de ilha, atingindo grandes áreas ao redor. Nós ficamos hospedadas em Thira, que é a região mais agitada, com baladas e restaurantes... Mas se você procura uma estadia mais calma ou romântica, a dica é ficar em Oia. Claro que logo no primeiro dia quisemos conhecer o vulcão, por isso fizemos um passeio guiado de barco (partindo do Old Port). Após uma boa caminhada pelo vulcão, fomos até a região de águas quentes (Hot Springs) para um rápido mergulho, descemos em uma pequena ilha de pescadores - Thissara - onde almoçamos frutos do mar. A última parada foi em Oia, onde passamos o resto do dia conhecendo a parte mais bonita de Santorini. É de lá que se tem o pôr do sol mais lindo visto nesta viagem... As praias da ilha não são tão bonitas, mas se tornam interessantes pois são divididas em areia preta e vermelha.

A chegada ao Old Port para pegar o barco é uma descida considerável! Para quem tem coragem, milhares de burrinhos estão a disposição para ajudar a subir ou descer... Nós não conseguimos maltratar os bichinhos... O vulcão, a ilha de pescadores e os frutos do mar!

Oia é realmente a parte mais bonita da ilha. Nesta última foto você percebe a altitude em relação ao mar! Santorini é uma ilha super alta, o que proporciona vistas lindas por onde quer que se olhe...

A terceira e última ilha grega que visitamos foi Milos. Disparado, a mais bonita delas! Praias de areia bem branca e água cristalina... as fotos não conseguem transmitir a verdadeira beleza do local! Foi nesta ilha que foi encontrada a Vênus de Milos, hoje exposta no Museu do Louvre, em Paris. Milos não é muito grande mas é preciso alugar um carro para conseguir percorrê-la! Não existe muita opção de transporte público também! Tínhamos apenas um dia na ilha... e muiiiitas praias lindas para conhecer! Acordamos bem cedo e começamos pela Praia Sarakiniko que tem uma paisagem maravilhosa... É uma praia com muitas rochas brancas que lembram a superfície da lua! Deslumbrante! Passamos rapidamente pela Praia Paleohori e fomos até a Praia de Firiplaka, onde passamos o dia todo! É a praia mais movimentada e com uma infra mínima! Assim que saímos fomos conhecer a praia de Tsigrado, que fica ao lado da Firiplaka, e a qual o acesso é feito por uma íngreme descida com apoio em uma corda! Uma ótima aventura...


A praia de Sarakiniko

As duas primeiras fotos são da praia de Paleohori, as duas seguintes da Praia de Firiplaka onde passamos o dia, e as duas últimas da Praia de Tsigrado.


Milos foi nossa despedida da Grécia... diríamos que foi em grande estilo sim!! No nosso último dia, fomos até Atenas para pegar um avião para Istambul...


Nenhum comentário:

Postar um comentário